O ministro Luís Roberto Barroso, 65, tomou posse hoje (28) como presidente do Supremo Tribunal Federal, com mandato até 2025.
Barroso assume a presidência no lugar da ministra Rosa Weber, que se aposenta de forma compulsória. Ela completa 75 anos em 2 de outubro, mas passa o cargo para Barroso nesta quinta.
Decano do tribunal, Gilmar Mendes falou em nome da Corte, destacando a importância da cerimônia e afirmando que o 8/1 ocupou “ápice desse inventário das infâmias golpistas”.
“A presente cerimônia assume um colorido novo. A posse torna palpável que o STF sobreviveu”, disse Gilmar Mendes, que completou:
“Naqueles tempos de calmaria e normalidade essa continuidade era um dado. Meses atrás, era por muitos considerado uma dúvida. Essa Corte suportou, durante um par de anos, as ameaças de um populismo autoritário”.
O evento conta com a presença de diversas autoridades, entre eles o presidente Luiz
Inácio Lula da Silva, os presidentes do Senado e da Câmara – Rodrigo Pacheco e Arthur Lira – além de ex-integrantes da Corte, como o ministro aposentado Ricardo Lewandowski. Maria Betânia cantou o Hino Nacional no início da cerimônia.
Comentários