Em conversa com a imprensa, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou sobre há quanto tempo se ouvia dizer que Nicolás Maduro era um “homem mau”. Em resposta a pergunta, o presidente venezuelano respondeu rindo: “Muitos anos!”.
O presidente do Brasil fez esforços nesta segunda-feira (29) para legitimar Maduro. Por iniciativa do petista, o Brasil está reativando seus laços diplomáticos e econômicos com a Venezuela, após um afastamento total entre os dois países durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Vale ressaltar que o governo de Maduro é marcado por um declínio socioeconômico que fez a Venezuela enfrentar uma das maiores crises de sua história e pela adoção de medidas autoritárias, como a prisão de opositores, para consolidar o chavismo no poder.
Mais cedo, durante seu discurso, Lula classificou como “histórico” o encontro que manteve nesta segunda-feira com Nicolás Maduro, que foi recebido no Palácio do Planalto com todos os trâmites de uma cerimônia oficial de visita de chefe de Estado. Durante declaração conjunta à imprensa, Lula fez fortes críticas aos EUA pelo embargo econômico ao país vizinho, afirmando que as sanções econômicas são “pior do que uma guerra”, e chamou de “narrativas” as acusações de que a Venezuela não vive sob um regime democrático.
Comentários