Na tarde desta sexta-feira (26), o governo federal e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) publicaram um vídeo confirmando que a reunião da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) será realizada em Belém, no Pará. O evento está marcado para 2025.
No vídeo, Lula (PT) e Helder aparecem acompanhados do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Lula afirma ainda que é “uma notícia extraordinária para dar ao povo paraense e para a cidade de Belém, e também para o Brasil”.
Linha do tempo das negociaçõés
O Brasil seria a sede da COP 25, em 2019, o que não ocorreu. Em 2018, o então presidente eleito Jair Bolsonaro teria convencido o presidente Michel Temer a abrir mão de receber o evento devido ao alto custo.
Na ocasião, Bolsonaro disse que o evento geraria um custo de mais de R$ 500 milhões ao Brasil. A posição do ex-presidente foi criticada pela oposição que desejava trazer o evento para o país.
Em 2019, a COP 25 foi realizada em Madri, na Espanha. Desde a campanha presidencial do ano passado, o então candidato Lula defendia a realização do encontro.
Em janeiro, o presidente anunciou a escolha de Belém, mesmo com graves problemas de infraestrutura básica, como a candidata do Brasil à sede.
A COP 28, marcada para o fim deste ano, será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. Já a COP 29, no ano que vem, ainda não tem local definido. Austrália e Bulgária apresentaram candidaturas para sediar o evento.
Confira o vídeo:
Comentários