Cineasta responsável pelo filme Quebrando o tabu, Fernando Grostein Andrade vai lançar um documentário sobre o que chama de “masculinidade catastrófica” do presidente Jair Bolsonaro (PL). O filme Quebrando mitos tem previsão de lançamento para 13 de setembro, no YouTube.
Irmão do apresentador Luciano Huck, Grostein Andrade divide a direção do filme com Fernando Siqueira. O roteiro da obra é assinado pela jornalista Carol Pires.
O documentário sobre Bolsonaro promete explorar a trajetória política do presidente e defender a tese de que suas políticas tiveram uma influência negativa sobre a vida de brasileiros.
Segundo o cineasta, a ideia do filme é mesclar a sua experiência pessoal em se revelar publicamente como homossexual em paralelo com o atual governo.
“O filme passou a ser sobre a minha história de vida, entrecortada pela trajetória de Bolsonaro, ou seja, misturando flores e amor com armas e balas”, escreveu Grostein em texto na Revista Piauí.
Parceria com FHC antes de documentário sobre Bolsonaro
Grostein Andrade tem como principal realização da carreira o filme Quebrando o tabu, de 2011, em obra que defende a descriminalização das drogas. O documentário conta com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como uma espécie de anfitrião e apresenta uma série de exemplos internacionais de cidades que adotaram modelos mais brandos para usuários.
No filme, de frente para as câmeras, FHC conversa com autoridades e especialistas de vários países, mas também sobe o Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro.
O veterano político ainda conhece um café que vende maconha em Amsterdã, acompanha a audiência de um usuário em Portugal, vê um empresário norte-americano chorar a morte da filha por overdose de heroína e visita detentas do presídio do Carandiru, em São Paulo.
Comentários