Durante um comício, Lula prometeu criar três ministérios para as “minorias”: Igualdade Racial, Pequenas Empresas, Índio. O ato ocorreu em Belo Horizonte, com a presença do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD), na quinta-feira 18.
“Preparem-se, indígenas do Brasil, porque eu vou criar o Ministério dos Povos Originários”, anunciou o petista. “E um indígena, ou uma indígena, será ministro neste país. A Funai não será mais dirigida por um branco dos olhos verdes. Será dirigida por uma mulher ou um homem indígena.”
Lula foi adiante e garantiu mais dois ministérios. “Vamos reconstruir o Ministério da Igualdade Racial”, afirmou. “A gente vai reconstruir também o Ministério da Mulher e o Ministério da Pequena Empresa. Mais coisas vão acontecer.”
O ex-presidente emendou outras promessas, como a de não privatizar bancos públicos. Para Lula, a Petrobras não tem de ser privatizada por “pertencer aos brasileiros”. Da mesma forma, os Correios continuarão sob gestão do Estado.
Estavam no palanque Geraldo Alckmin, candidato a vice na chapa de Lula; Alexandre Kalil, candidato ao governo do Estado de Minas; André Quintão (PT), candidtao a vice na chapa de Kalil; o senador Alexandre Silveira (PSD); e o deputado federal André Janones (Avante). Esse foi o primeiro comício de Lula desde o início oficial das campanhas eleitorais paras as eleições de 2022.
Comentários