Durante um discurso de despedida da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Edson Fachin disse que maioria dos brasileiros acredita nas urnas eletrônicas. “Como se constatou na última pesquisa DataFolha”, explicou o juiz do TSE, na noite da terça-feira 9.
Fachin defendeu ainda a transparência do processo eleitoral e assegurou que o TSE prestou informações sobre as máquinas. “Como é cediço, o processo eleitoral transparente é aquele que se mostra aberto à fiscalização, sendo, na ótica tanto do eleitorado quanto dos atores políticos, mediado por uma instituição confiável e dialógica”, observou, referindo-se aos trabalhos do TSE.
“Hoje, também tenho a certeza inabalável de que a democracia se verga, mas não se dobra nem quebra com as fake news”, declarou Fachin, sem mencionar quais seriam essas notícias falsas ou quem as divulga. “A democracia é condição de possibilidade para coexistirmos em paz. No dissenso respeitoso, no canteiro de obras que é a própria democracia.”
A partir da semana que vem, o ministro Alexandre de Moraes assume a cadeira de Fachin. Desafeto do presidente Jair Bolsonaro, Moraes será o responsável por conduzir as eleições deste ano.
Comentários