O governo federal começa a pagar nesta sexta-feira, 17, mais uma parcela do auxílio-gás. O valor do benefício é de R$ 53. Em junho, quase 6 milhões de famílias que já recebem o Auxílio Brasil têm direito ao auxílio-gás.
O investimento do Ministério da Cidadania para os repasses neste mês é de R$ 301 milhões.
Os pagamentos serão realizados até o dia 30 de junho. Os primeiros a receber são os beneficiários com final 1 no número de identificação social (NIS), de acordo com o calendário do Auxílio Brasil.
O auxílio-gás é um benefício concedido a cada dois meses, no valor correspondente a 50% da média do preço nacional do botijão de 13 quilos.
Quem tem direito ao Vale Gás
Para receber o auxílio-gás, não é preciso fazer uma nova inscrição. As famílias são selecionadas pelo Ministério da Cidadania de acordo com os requisitos estabelecidos na lei que criou o programa.
A família precisa estar incluída no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e ter renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o programa também contempla famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.
No caso das famílias inscritas no CadÚnico, o pagamento do Vale Gás será feito ao responsável familiar, preferencialmente à mulher, que deverá ser indicada no cadastro ao benefício. Para famílias não inscritas no Cadastro Único com beneficiários do BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício assistencial ou seu responsável.
Cadastro pra ter acesso ao Vale Gás
Primeiro é preciso possuir inscrição no CadÚnico, porta de entrada para os programas sociais do governo. O cadastro é realizado presencialmente em uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Saiba como fazer a inscrição no CadÚnico.
Após a análise da equipe do serviço social, a pessoa poderá descobrir se está habilitada para receber o Vale Gás. Se for aprovada, passará a receber o auxílio em dinheiro a cada dois meses.
Vale ressaltar que a inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata da família no programa. Isso acontece porque a seleção das famílias é feita por um sistema informatizado, a partir dos dados por elas informados e considerando as regras do Auxílio Gás.
Comentários