O deputado federal Beto (da Fetagri) Faro pode saber muito bem com quantos paus se arma uma barraca em invasões, mas, decididamente, suas avaliações políticas são consideradas sofríveis. O candidato do PT ao Senado Federal, diz que com apoio do governador Helder Barbalho – até agora sem o dinheiro e o empenho prometidos, segundo o próprio candidato aos pares que lhe cobram – não avaliou bem, por exemplo, que a ausência de Edmilson Rodrigues e Cláudio Puty na disputa para a Câmara Federal beneficiaria diretamente a ex-governadora Ana Júlia. Resultado: os chamados votos orgânicos das vertentes de esquerda estão migrando automaticamente para Ana Júlia que, a se confirmar nas urnas os dados da pesquisa Doxa, deve abocanhar uma das vagas.
Todo mundo está careca de saber que o economista, professor universitário e atual Secretário de Planejamento e Gestão de Belém, Cláudio Puty ganhou o seu mandato federal das mãos de Ana Júlia, de quem foi secretário de Estado na Casa Civil e Especial de Governo.
Psol perde representação
O Psol deve ficar sem representante do Pará na Câmara Federal porque os votos do ex-deputado e atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, não migraram para a candidatura de Marinor Brito, mesmo com a estrutura da máquina municipal. Em contrapartida, os psolistas devem conquistar duas vagas na Assembleia Legislativa – a vereadora Lívia Duarte, mulher do secretário Cláudio Puty.
Rejeição por dois fatores
Enquanto isso, a ex-governadora Ana Júlia vem trabalha e surfa no vácuo deixado por Ed 50 e Puty nada de braçadas e engolindo votos orgânicos da militância da Região Metropolitana de Belém, com foco bastante significativo em segundo maior colégio eleitoral do Estado. Soma-se a essa sopa o alto índice de rejeição de Beto Faro e da mulher dele, Dilvanda Faro junto à militância orgânica do partido: primeiro pela postura 100% subserviente à família Barbalhos; segundo, pelos seguidos golpes orquestrados contra Paulo Rocha e Zé Geraldo.
Papo Reto
O Diário Oficial publicou ato do secretário de Planejamento, Ivaldo Ledo, estabelecendo novo valor ao auxílio alimentação dos servidores civis e militares vinculados ao Sistema de Segurança Pública do Pará.
A medida não contempla servidores do Detran, que também são vinculados ao Sistema, o que azedou a relação do secretário com o sindicato da classe.
Os servidores do Detran lembram e relembram que, além do vínculo direto com aparato da Segurança Pública, são o segundo órgão arrecadador do Estado, atrás apenas da Sefa.
No aspecto político, o secretário Ivaldo Ledo pisou na bola…
O deputado Thiago Araújo está entre os parlamentares mais atuantes do Pará, segundo pesquisa Doxa deste mês.
Ocupando cadeira da Assembleia Legislativa desde 2014, Thiago Araújo é o mais jovem integrante da Casa.
A Funasa ganha hoje novo superintendente. Breno Santos é indicado pelo deputado federal Eduardo Costa e vai embolsar R$ 18 mil de salários por mês.
Maiores de 70 anos estão por aqui com o prefeito Ed50, depois da publicação de decreto que desobriga o uso de máscaras, mas recomenda o uso a esse público.
Leitor da coluna, fulo da vida, manda seu recado: Afinal, e as quatro doses de vacina serviram para quê? E mais: Se a moda pega, daqui a pouco vem decreto proibindo comer manga com febre.
Começa hoje e segue até amanhã a segunda edição da Feira da Mulher Empreendedora. A ação da Igreja Primeiro Amor prevê reunir 30 expositoras, mas também apresentará trabalhos de homens.
A feira mostra talentos de mulheres da Igreja, especialmente para o aumento da renda de suas famílias. Mais de 97% delas nunca haviam participado de exposições.