Após as fortes chuvas atingirem Pernambuco, região Nordeste do país, deixando mais de 3 mil pessoas desabrigadas e mais de 30 pessoas sem vida desde a última quarta-feira (25), o governo federal disponibilizou R$ 1 bilhão para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de casas e infraestruturas públicas destruídas com os temporais.
Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional, afirmou que a liberação desse recurso deverá ser feita em 3 etapas após o município/estado interessado publicar um decreto de emergência ou calamidade pública “para que possa ocorrer o reconhecimento federal da situação”.
As 3 etapas para a liberação do recurso:
“A primeira etapa do socorro é a assistência humanitária. É o que a gente vai fazer agora, que são recursos para kit de higiene e limpeza, colchões, cestas básicas, água, combustível para equipe de resgate, alimentação para equipe de resgate”, explicou Daniel Ferreira em coletiva de imprensa.
Já na segunda etapa de socorro, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, é criado um plano de trabalho para o restabelecimento de serviços essenciais, com limpeza urbana, religação de energia e abastecimento de água.
E por fim, o município solicita, até 90 dias após o término das ocorrências, recursos para reconstrução de áreas e moradias comprovadamente destruídas pelo desastre.
Bolsonaro visitará as regiões atingidas hoje
No twitter, o presidente afirmou que irá visitar as regiões atingidas nesta segunda-feira, 30.
Comentários