Ambulantes vendem toalhas com fotos do rosto do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT), nas feiras do Brasil. A propaganda eleitoral só começa para valer em agosto, mas os rostos dos pré-candidatos à Presidência já estão estampados nas ruas de diversos estados e alimentam outra disputa: pela clientela.
Um varal com toalhas dos rostos sorridentes de Bolsonaro e de Lula, amarrado em poste diante do Memorial JK, em Brasília, é o retrato da polarização na campanha eleitoral deste ano. Penduradas ali, toalhas de praia com as fotos do presidente e de seu maior adversário na disputa são vendidas por R$ 60.
Já no Rio de Janeiro, na rua do Catete, José Costa, de 59 anos, montou sua banca, que apelidou de “Barraca da Democracia sem Caô” e conta com produtos que vão além da polarização entre Lula e o presidente Bolsonaro. Ele tem itens de João Doria (PSDB), Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Mas confessa que ser democrático “vem saindo mais caro”.
“Para não dizer que ninguém compra (os produtos dos outros candidatos, além de Lula e Bolsonaro), na segunda-feira vendi uma do Doria. O Moro (Sergio Moro, que desistiu da candidatura) me deu muito prejuízo. Fiz uma compra boa, e ele desistiu”, disse o feirante.
José é ambulante há anos, mas a ideia da barraca surgiu após a última manifestação do Sete de Setembro, quando vendeu produtos com estampa de Bolsonaro. Como sobraram camisas, ele decidiu ampliar a iniciativa, oferecendo itens de todos os pré-candidatos.
O pernambucano Zedequias Serafim, 58, chegou a Fortaleza há um mês com a novidade: toalhas com os rostos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estampadas. Ele conta que teve a ideia há cerca de cinco meses, após perceber uma defesa fanática dos políticos. “Não é mais política, isso aí criou tipo uma religião”, afirma, enquanto expunha toalhas perto do Centro Fashion.
Ele relata que, a princípio, decidiu confeccionar R$ 100,00 em toalhas com a foto do atual presidente e vendeu todas no período de seis dias. De passagem por Fortaleza, ele relata que resolveu apresentar o seu produto na Capital cearense e “estourou”. O vendedor aponta ainda, surpreendido, maior tiragem de toalhas do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a última pesquisa realizada pelo PoderData, de 24 a 26 de abril, Lula e Bolsonaro têm a maioria das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022.
Comentários