Na manhã desta segunda-feira (11), o jornal Folha de S. Paulo publicou uma matéria informando a morte da rainha Elizabeth 2ª. O texto continha o obituário da rainha e sua trajetória de vida.
A publicação foi apagada minutos depois de ser publicada. Na matéria, o jornal não dava detalhes sobre data ou causa da morte da monarca, substituindo-as por “XXXXX“.
Minutos depois, o jornal publicou uma nota se retratando pelo ocorrido. A Folha explicou que deixar obituários de personalidades públicas prontos é uma prática comum no jornalismo, afirmando que foi um erro técnico e que a informação não procede.
“Devido a um erro técnico, a Folha publicou por engano, na manhã desta segunda-feira (11), um obituário da rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido. É de praxe no jornalismo preparar com antecedência textos acerca de cenários possíveis e/ou prováveis, como a morte de líderes mundiais, celebridades e pessoas públicas. A folha lamenta o erro. O conteúdo foi retirado do ar”, diz a nota divulgada na Folha.
O caso ganhou repercussão e internautas comentaram a falha nas redes sociais. O nome da rainha está entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta segunda-feira.
Comentários