Membros do Conselho Municipal de Transportes de Belém aprovaram, por maioria, em reunião nesta quinta-feira (24), o novo preço da passagem de ônibus da capital a R$ 5,01.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), o reajuste no valor do serviço foi de 39% e agora segue para homologação do prefeito Edmilson Rodrigues, que pode, inclusive, definir um valor menor para a passagem.
Ainda de acordo com o Dieese, não há um prazo para o prefeito tomar essa decisão – a entidade defende que o reajuste seja menor, levando em consideração o poder aquisitivo da população. Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a reunião ainda não foi encerrada e outras informações serão divulgadas.
Manifestação de estudantes
A reunião começou por volta das 8h30. Estudantes se reuniram desde cedo no Iter Center, onde está ocorrendo a reunião. Para tentar controlar os manifestantes, a Guarda Municipal de Belém (GMB) utilizou Sprays de Pimenta.
O reajuste da passagem foi de 39%, ficando superior a inflação calculada desde o último reajuste da tarifa, que ocorreu em maio de 2019, cerca de 23%. A proposta foi enviada para a Prefeitura de Belém e depende da aprovação do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL).
Comentários