Um numeroso grupo de caminhoneiros canadenses bloqueou a passagem da fronteira entre Coutts, Alberta, e Sweet Grass, Montana,onde se situa a Interestadual 15, uma importante artéria comercial para as cadeias de suprimentos EUA-Canadá.
De acordo com o prefeito de Coutts, Jim Willett, aproximadamente 100 caminhões bloquearam a Rodovia 4 no lado canadense, causando um enorme engarrafamento de 1,6 km na Interstate 15 em Montana. Do lado dos EUA, cerca de 50 a 100 caminhões ficaram presos desde sábado.
Simultaneamente, outros caminhoneiros protestaram na capital canadense Ottawa, em frente ao Parlamento, em um chamado “Comboio da Liberdade”.
O que começou como um comboio de caminhoneiros protestando contra a vacinação obrigatória e medidas restritivas do Covid-19, se transformou em um bloqueio na capital canadense e agora, no bloqueio da fronteira entre os países vizinhos.
O primeiro-ministro Justin Trudeau e sua família foram levados para um local não revelado na capital por medidas de segurança e fez duras críticas aos manifestantes:
“Os canadenses ficaram chocados e francamente enojados com o comportamento exibido por algumas pessoas que protestavam na capital do nosso país”, disse Trudeau na segunda-feira. ”Quero ser muito claro: não somos intimidados por aqueles que insultam e ofendem trabalhadores de pequenas empresas e roubam comida dos sem-teto”, disse ele. “Não cederemos a quem hastear bandeiras racistas.
A presença da polícia nas ruas deve permanecer ao longo da semana. Segundo relatos, os manifestantes bloquearam partes do centro da cidade no sábado. O número exato de participantes não havia sido determinado até a noite.
Alguns manifestantes disseram que planejam ficar por vários dias. Os protestos foram inicialmente volumosos e tensos, mas pacíficos.
O primeiro-ministro de Alberta, Jason Kenney, em Washington para uma reunião de governadores dos EUA, condenou o bloqueio de domingo como “um inconveniente significativo para os motoristas legais” e reiterou que “deve terminar imediatamente”.
“O bloqueio da passagem de fronteira de Coutts viola a Lei de Segurança no Trânsito de Alberta. Está causando transtornos significativos para motoristas legais e pode impedir perigosamente o movimento de veículos de serviço de emergência. Este bloqueio deve terminar” disse Kenney.
Comentários