A farmacêutica Moderna anunciou nesta quinta-feira (27), o início da fase 1 zdos testes da vacina contra o o vírus da imunodeficiência humana (HIV) com a aplicação das primeiras doses em um grupo de 56 voluntários.
A farmacêutica explicou que os testes serão feitos com 3 dosagens diferentes:
A primeira será com 48 participantes – todos sadios e negativos para o HIV – que receberão uma ou duas doses da vacina mRNA-1244. Destes, 32 receberão uma dose extra com uma versão reforçada da fórmula, a mRNA-1644v2-Core. A terceira dosagem será apenas com oito voluntários que receberão apenas essa variação mais reforçada.
A diferença entre as doses são para analisar a segurança das fórmulas no corpo humano em maior ou menor quantidade e também se a resposta imunológica atende as expectativas dos cientistas.
Todos os voluntários serão monitorados por seis meses após a fase 1 do teste para posteriormente, iniciar a segunda fase do estudo.
A vacina experimental é baseada na tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que a Modera usa em sua vacina contra a covid-19.
O produto estimula as células B do sistema imunológico a gerar anticorpos bnAbs, que são capazes de neutralizar o HIV. Essas células de defesa têm como alvo a glicoproteína do envelope do vírus, que guarda seu material genético, detalhou a farmacêutica em nota técnica.
Além da Moderna, a plataforma de testes também é usada pela Pfizer/BioNTech.
Comentários