Uma bebê de 5 meses recebeu, por engano, uma dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer, no início deste mês. O caso aconteceu em Jundiaí, interior de São Paulo. A funcionária do posto de saúde foi afastada, segundo a prefeitura da cidade.
Os pais levaram a criança para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a vacinação do calendário convencional para a idade, mas a responsável se confundiu e aplicou o imunizante da Pfizer. A bebê foi levada para um hospital regional da região para ter seu quadro acompanhado de perto por médicos.
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, segundo nota divulgada à época, prestou total apoio à família da criança e monitorou de perto o caso.
Atualmente, apenas crianças com mais de 12 anos podem receber a vacina da Pfizer.
Um estudo clínico para a aplicação de doses em menos de 5 anos já foi iniciado pelo fabricante, porém, ainda não há dados preliminares de segurança e eficácia.
Em entrevista ao jornal Gazeta, o pai da bebê contou que a criança teve febre alta e inchaço local com dor. Passada a fase de observação, a pequena voltou para casa e segue sendo avaliada periodicamente, já que a criança tem cardiopatia congênita.
Foto: DanoneNutricia.
Comentários