O ministro Alexandre de Moraes e a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, visitaram na última segunda-feira (10) os presos no Complexo da Papuda detidos pelos atos de 8 de Janeiro.
Os ministros ouviram os detidos, inspecionaram a penitenciária e “avaliaram” as refeições servidas – Moraes, inclusive, provou uma das marmitas. Eles disseram aos presos que o devido processo legal tem sido cumprido e que os casos são avaliados individualmente pela suprema corte.
Dos 1.406 presos em 9 de janeiro, seguem em regime fechado 181 homens e 82 mulheres. Os liberados são monitorados pela Justiça por meio de tornozeleira eletrônica
Essa é a segunda visita de Rosa e Moraes aos presídios que abrigam os presos por atos golpistas. No mês passado, os ministros visitaram a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.
Após essa visita, Moraes criticou em uma sessão do Supremo a qualidade da comida oferecida aos detidos que classificou como caótica. O governo distrital teria se comprometido a melhorar a situação.
“Fizemos constatações que houve avanços e que há necessidade… E a governadora ficou de melhorar a alimentação. A alimentação estava caótica e a governadora (à época, Celina Leão) se comprometeu a chamar a empresa e regularizar” Disse o magistrado.
Comentários