Na manhã desta quarta-feira (17) a cidade de Lahore, no Paquistão, foi declarada como a mais poluída do mundo, após seus indicadores de poluição ultrapassarem a marca de 348 pontos, muito acima dos já perigosos 300.
Com diversas fábricas em situações precárias atuando na região, além do governo local parecer pouco engajado com o tema, quem sofre é a população, que ultrapassa os 11 milhões.
“Tem muita fumaça e muita poluição por aqui. Costumava sair para caminhar com meus filhos, mas já não os levo mais comigo, pois há cada vez mais casos de doenças respiratórias entre os pequenos”, afirmou um morador local.
No país vizinho, a grande cidade de Nova Delhi também enfrenta uma grave crise por conta da poluição. A capital indiana, com mais de 21 milhões de habitantes, vem cancelando aulas, orientando empresas a voltar para o sistema remoto e restringindo a entrada de caminhões na cidade.
A crítica situação em Nova Delhi é ainda mais evidente durante o inverno, quando uma densa camada de névoa tóxica sufoca a cidade. Segundo a The Lancet, ao menos 17.500 pessoas morreram por culpa da poluição em 2019 na capital, principalmente durante a perigosa estação.
Comentários