O mais longo eclipse lunar dos últimos séculos está previsto para acontecer na próxima sexta-feira (19). De acordo com a Nasa, o fenômeno irá ter no total, 3 horas, 28 minutos e 23 segundos, devendo ser o eclipse com maior duração em 580 anos e esconderá 97% do satélite natural.
A expectativa é de que o eclipse atinja seu pico por volta das 6 horas da manhã, horário de Brasília.
No Brasil, será possível vê-lo por cerca de 2h, já que lua já estará muito abaixo do horizonte durante a segunda metade do evento.
De acordo com o Espaço Ciência, o fenômeno poderá ser visto de Pernambuco. Segundo dados da plataforma “Time and Date”, o eclipse parcial poderá ser visto do Recife a partir das 03h02, com eclipse máximo por volta das 04h46 e final às 4h51, totalizando cerca de 1h50.
A longa duração do eclipse se deve à mecânica orbital, porque no dia 19 a Lua estará próxima ao ponto mais distante da Terra em sua órbita, conhecido como Apogeu, quando o satélite também se moverá com menor velocidade.
À medida que ela se move, entra na Umbra, a sombra do nosso planeta. É nesse momento que uma parte dela parece desaparecer no céu. A Lua estará quase que totalmente imersa na sombra.
FOTO: USA TODAY