O ex-ministro José Dirceu afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “não é esquerdista”, em entrevista ao UOL exibida nesta segunda-feira (22). Segundo ele, há diferença entre “ser de esquerda” e “ser esquerdista”.
De acordo com o ex-ministro, Lula tem uma trajetória marcada pelo movimento sindical e por uma cultura política baseada na negociação. Na avaliação de Dirceu, o presidente busca “dar passos seguros” e evita correr riscos, característica que, segundo ele, vem da formação da classe trabalhadora urbana.
Dirceu definiu Lula como “um social-democrata de esquerda” e, acima de tudo, “um democrata”. Ao relembrar a fundação do Partido dos Trabalhadores, ele destacou a convergência entre lideranças sindicais e militantes de esquerda na formação do partido.
Assista o vídeo completo abaixo:








Comentários