Assembleia Legislativa retarda votação de projeto que prevê revisão de salários de servidores do TCE

Em briga de cachorro grande, quem leva a pior, às vezes, é o “vira-lata”. No dia 14 de abril deste ano, a coluna publicou que o plenário do Tribunal de Contas do Estado votou unanimemente pela emissão de alerta à Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Francisco Melo Chicão, por ter excedido os limites de gastos com pessoal à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal no segundo quadrimestre de 2021. O que se diz agora é que o fato deve ter sido interpretado pelo presidente como um “puxão de orelha”, como fosse ele um menino que tivesse feito alguma traquinagem digna de reprimenda.

A suspeita de que o nobre deputado do MDB tenha se sentido realmente ofendido pelo alerta – aliás, em obediência ao papel institucional – do TCE é que, segundo comentam pessoas bem informadas nas duas casas, Chicão Melo estaria planejando “dar o troco” ao tribunal, postergando o quanto puder a votação em plenário de projeto de lei que trata da revisão anual da remuneração dos servidores da corte, que prevê repor as perdas causadas pela inflação.

Os deputados Martinho Carmona e Igor Normando, das Comissões de Constituição e Justiça, e de Finanças, já deram parecer favorável à aprovação do projeto, pois está dentro das conformidades legais. Como se sabe, a revisão anual por conta da inflação é um direito garantido a todos os trabalhadores do setor público ou privado, mas, por vias das dúvidas – Chicão Melo não tem perfil de vingador; nunca teve -, melhor é aguardar o desenrolar dessa história. Em ano eleitoral, medida impopular pode custar danos ao seu autor, seja ele quem for.

Papo Reto

  • Possível ricaço paraense que adquiriu um vistoso Porshe 911 modelo Carrera pela bagatela de R$ 1 milhão quer se desfazer do bem, depois de rodar apenas 4 mil quilômetros. Quem se habilita?
  • Uma carreta que deve ter cruzado a Transamazônica durante vários dias estacionou em Itaituba, região do Alto Tapajós, ontem, com uma carga preciosa: um portentoso iate capaz de encher os olhos de qualquer ricaço.
  • As imagens circulam nas redes sociais desde ontem e sugerem que o brinquedinho pertence ao prefeito Walmir Climaco, aquele para quem “chamar mulher, basta estalar os dedos”.
  • Escritórios da Emater nos 144 municípios estão recebendo estranhas ligações de assessores da dupla universal Fábio Freitas-Vavá Martins, averiguando a real posição política dos coordenadores. Qualquer semelhança com assédio moral não será mera coincidência.
  • O que se diz é que altos integrantes do PT estão em intenso trabalho para mostrar que o deputado Berto Faro, candidato ao Senado, caminha para o isolamento total e não faz o partido sozinho.
  • Atribuiu-se ao candidato, inclusive, escancarada incompetência na avaliação do cenário político. Parece que a batata segue assando.
  • O TCE convidou o ministro Luís Fux para uma conferência em Belém. Vai sobrar desgaste para todo lado – do ministro e do Tribunal.
  • Perguntar não ofende: a palestra será sem custos ou o conferencista receberá por ela?
  • Todo cuidado é pouco para quem precisa trafegar na PA-151, que interliga Cametá, Mocajuba, Baião, Igarapé-Miri, Moju, Abaetetuba e Barcarena com outras regiões.
  • É que a apavorante “Faixa de Gaza”, ou “Estrada do Terror”, à altura de Igarapé-Miri, voltou a apresentar assaltos diários, com um detalhe: os marginais primeiro atiraram, depois assaltam.

Matérias Relacionadas

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist