O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (21) que o Enem 2025 não será anulado, mesmo diante das suspeitas de vazamento de questões. Segundo ele, o Inep decidiu cancelar três itens apenas por “prevenção e isonomia”, após a live do estudante de medicina Edcley Teixeira, que divulgou conteúdos muito semelhantes aos da prova antes do segundo dia de aplicação.
Camilo destacou que a Polícia Federal abriu investigação na quarta-feira (19) para apurar o caso e já adotou medidas para preservar arquivos e registros técnicos relacionados ao exame.
Enquanto isso, estudantes organizam protestos entre os dias 21 e 22 pedindo a anulação total do Enem. Eles argumentam que cancelar apenas três questões não corrige a possível vantagem de quem teve acesso prévio ao conteúdo. Outro ponto levantado é que a remoção desses itens pode impactar a Teoria de Resposta ao Item, alterando as notas de todos os participantes.
O movimento “Anula Enem” está coordenando manifestações via WhatsApp e Telegram. Em Brasília, cerca de 30 estudantes e familiares protestaram em frente ao Inep.








Comentários