O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Belém neste sábado (1º) para uma agenda voltada às entregas de estruturas que irão atender à 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro na capital paraense. A previsão é que Lula permaneça no estado até o início do evento, marcado para o dia 10.
A primeira parada do presidente foi no Aeroporto Internacional de Belém, que passou por modernização para ampliar capacidade e receber mais voos nacionais e internacionais. A intervenção começou em 2024 e teve investimento estimado em R$ 450 milhões. No local, autoridades descerraram uma placa simbólica que marca a conclusão das obras.
Além do aeroporto, Lula também visita o Terminal Portuário de Outeiro, na Ilha do mesmo nome. O espaço está recebendo requalificação avaliada em R$ 180 milhões, com recursos da Itaipu Binacional, e será responsável por receber dois navios-cruzeiro que funcionarão como hospedagem de delegações durante a conferência climática.
A comitiva presidencial conta com os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Celso Sabino (Turismo), Marina Silva (Meio Ambiente) e Rui Costa (Casa Civil). O governador do Pará, Helder Barbalho, e o prefeito de Belém, Igor Normando, acompanharam a recepção no aeroporto.
Com expectativa de público estimado em 50 mil participantes, Belém finaliza a fase de ajustes de mobilidade e infraestrutura para o maior encontro climático do mundo — que pela primeira vez acontece na Amazônia.
.










Comentários