O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou nesta quarta-feira (8) como uma “limpeza do país” a Operação Nacional Proteção Integral 3, da Polícia Federal, que combate a exploração sexual infantil. A ação ocorreu simultaneamente em 15 estados e no Distrito Federal.
“Queria dizer para vocês que hoje aconteceu outra coisa fantástica, que não é climática, mas é uma limpeza desse país. […] Somente assim a gente vai acabar com a exploração de meninas em terras indígenas, com garimpeiros, na periferia, nos bairros pobres desse país. Porque o que não falta é gente safada fazendo coisa errada”, declarou o presidente durante a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em Luziânia (GO).
Apesar do foco do evento ser ambiental, Lula afirmou que a operação policial merecia destaque. “Isso faz parte da limpeza climática que a gente quer fazer”, completou.
A Operação Proteção Integral 3 cumpriu 182 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva. Até o momento, foram registradas 19 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e o resgate de uma vítima.
A ação envolveu 617 policiais federais e 273 civis em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Segundo a Polícia Federal, de janeiro a setembro de 2025 foram cumpridos 1.630 mandados de prisão contra condenados por crimes sexuais. A instituição reforçou ainda a importância de pais e responsáveis acompanharem o uso da internet por crianças e adolescentes, além de manterem diálogo constante sobre segurança online.
Comentários