Na última sexta-feira (3), a Câmara Municipal de Cotia, na grande São Paulo, cassou o mandato de vereador de Alexandre Frota (PDT), após ele ser condenado em definitivo por difamação e calúnia, ao tentar associar o ex-deputado federal Jean Wyllys ao crime de pedofilia.
Após a decisão do executivo municipal, Frota publicou um vídeo em suas redes onde lamenta a decisão e garante que continuará atuando na cidade, mesmo sem um cargo eletivo.
“Política é uma guerra e infelizmente a Câmara cassou hoje meu mandato. Fiquei triste e foi muito difícil, mas não posso falar tchau. Falo até breve. Saio de cabeça erguida, triste. Ninguém queria e imaginava que isso pudesse acontecer. Não é de hoje que tentavam me calar. Mas vou continuar ajudando as pessoas, agora livre. No final, eu sempre encontro uma saída”, garantiu.
A decisão pela cassação aconteceu após Frota ser condenado no processo movido por Jean Wyllys e o caso ter transitado em julgado. A ação foi movida porque, em 2017, o ex-vereador associou, em suas redes sociais, o crime de pedofilia a Wyllys.
Na ocasião, Frota publicou uma foto do deputado, a quem atribuiu a seguinte frase: “A pedofilia é uma prática normal em diversas espécies de animal (sic), anormal é o seu preconceito”. A frase, segundo Wyllys, nunca foi proferida por ele. O ex-deputado foi condenado em 2018 a dois anos de detenção, no regime inicial aberto, pela 2ª Vara Federal de Osasco, e recorreu da decisão até onde pode, mas o caso foi encerrado em agosto deste ano e a sanção contra ele se manteve.
Como ainda não havia uma decisão definitiva, Frota concorreu o pleito de 2024 e foi eleito vereador de Cotia com 2.893 votos, ficando em nono lugar no pleito da cidade. Ao todo, ele passou oito meses no mandato. Em suas redes, ele comentou ainda o período que atuou no cargo.
“Tenho certeza que nesses oito meses eu entreguei muito, me dediquei bastante. Realmente trabalhei muito,, Acho que aqueles que votaram em mim ficaram orgulhos e os que não votaram também, de ter um cara tão comprometido com a cidade”, avaliou.
Comentários