O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, se reuniram nesta quarta-feira (24) à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O encontro, que durou pouco menos de uma hora, aconteceu um dia após o ex-presidente Donald Trump afirmar acreditar que a Ucrânia, com apoio da União Europeia, pode recuperar territórios perdidos na guerra.
Durante a reunião, Lavrov declarou que a postura de Kiev e de alguns países europeus tem como objetivo “prolongar o conflito” no leste europeu. A chancelaria russa destacou que os diplomatas trocaram opiniões sobre possíveis caminhos para a resolução da crise ucraniana, retomando pontos discutidos em encontros anteriores, como o de Anchorage, entre representantes de alto nível de Moscou e Washington.
Em comunicado conjunto, Rússia e Estados Unidos afirmaram que houve reafirmação do “interesse mútuo na busca de soluções pacíficas” para o conflito. A nota destacou ainda que as duas autoridades concordaram quanto à necessidade de manter abertos os canais de diálogo, mesmo em meio às tensões militares e diplomáticas.
Outro ponto discutido no encontro foi a importância de “aproveitar o impulso dado pelos presidentes da Rússia e dos EUA para normalizar as relações bilaterais”. Apesar das divergências sobre a guerra, as delegações reconheceram a relevância de avançar em áreas de interesse comum e reduzir o grau de atrito diplomático entre os dois países.
Comentários