O governo da Suécia anunciou nesta quarta-feira (10) que pretende reduzir a idade mínima de responsabilidade penal de 15 para 13 anos, em resposta ao aumento do recrutamento de adolescentes pelo crime organizado no país.
Segundo as autoridades, há mais de dez anos o país enfrenta dificuldades para conter a escalada da violência ligada às disputas entre facções que controlam o tráfico de drogas. O número de delitos atribuídos a menores de 15 anos dobrou nesse período, e os suspeitos de homicídios a tiros têm se tornado cada vez mais jovens.
O governo de coalizão de direita, em conjunto com os Democratas da Suécia, partido aliado de extrema direita, destacou em artigo no jornal Expressen que os adolescentes são aliciados por meio de aplicativos criptografados e pagos para executar crimes, aproveitando-se do fato de não estarem sujeitos a longas penas de prisão.
De acordo com o anúncio, a redução da idade de responsabilidade penal será aplicada de forma experimental, por cinco anos, e restrita a crimes considerados graves, como assassinatos e atentados com explosivos. A data para início da medida ainda não foi definida.
Comentários