O governo Lula autorizou a viagem do superintendente regional do Ministério do Trabalho no Distrito Federal, Jackson da Silva Ázara, para participar de uma missão em Nápoles, na Itália, cujo tema principal é a “Aprendizagem da Verdadeira Pizza Napoletana”. A missão acontecerá entre os dias 26 de outubro e 2 de novembro de 2025.
Segundo portaria publicada no Diário Oficial em 21 de agosto, Ázara participará do evento na condição de conselheiro do Senac-DF, em uma programação que inclui atividades ligadas à gastronomia, segurança alimentar e sustentabilidade.
Apesar de o texto oficial afirmar que a viagem terá “ônus limitado” para a União, na prática, o governo Lula estará custeando parte das despesas da missão — que, em meio a tantas demandas urgentes do país, chama atenção por envolver o aprendizado da pizza napolitana.
A autorização foi assinada pelo secretário-executivo do MTE, Francisco Macena da Silva, e registrada sob o processo nº 19964.206980/2024-78.
Para além da polêmica, a iniciativa é apresentada como um intercâmbio cultural e técnico. Mas o episódio acabou se tornando alvo de críticas, já que envolve recursos públicos e prioridades do governo em meio a um cenário de crise econômica.
Comentários