O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (12) a liberação de uma linha de crédito no valor de R$ 30 bilhões para apoiar empresas brasileiras afetadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos.
Em entrevista à rádio BandNews FM, Lula afirmou: “Amanhã vou assinar uma medida provisória que cria uma linha de crédito de 30 bilhões para empresas que eventualmente sofrerem prejuízos com as tarifas aplicadas pelo governo Trump.”
O Palácio do Planalto convidou empresários para a cerimônia de assinatura da medida provisória, que será realizada às 11h30 desta quarta-feira (13), em Brasília. Também foram convidados os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de líderes da base governista, que devem participar para demonstrar unidade em torno do tema.
O anúncio das medidas, que estavam desde a última sexta-feira (8) sob análise do Ministério da Fazenda e foram encaminhadas à Casa Civil, visa mitigar os impactos da tarifa americana. Lula destacou que “essa taxação não ficará impune, pois o povo americano também sofrerá as consequências.”
Comentários