O presidente Lula da Silva elevou o tom contra Jair Bolsonaro (PL) em um discurso agressivo nesta quinta-feira (24). O petista acusou principalmente o ex-presidente de fugir do Brasil “como um rato” depois de supostamente tramar um golpe de Estado para impedir a sua posse. Conforme Lula, Bolsonaro, do mesmo modo, não teve coragem de enfrenta-lo em razão da derrota nas urnas e assim deixou o País enquanto articulava uma tentativa de subversão da ordem democrática.
“O cara que tentou dar um golpe, para não me dar posse, e não teve coragem de me esperar, fugiu como um rato foge. Fez as bobagens que fez e ainda mandou o filho dele sair de deputado federal e ir para Washington pedir para que o presidente Trump intervenha no Brasil”, disse Lula.
Lula faz ataques diretos a Eduardo Bolsonaro
No mesmo discurso, Lula atacou da mesma forma o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente. Chamou-o de “moleque irresponsável” e afirmou que a iniciativa da família Bolsonaro revela “falta de caráter e coragem”. Para o petista, quem comete crimes deve receber punição severa. “É uma vergonha. Fez as merdas que fez? Pague pelas merdas que fez e respeite o povo brasileiro.”
O presidente aproveitou o momento para se comparar ao adversário.
Relembrou primeiramente o período em que cumpriu pena por condenação na Lava Jato. Disse, sobretudo, que, ao contrário de Bolsonaro, não cogitou sair do Brasil nem pediu proteção a embaixadas. “Tinha gente que falava: ‘Lula, vai para o exterior’, ‘Lula vai para uma embaixada’, e eu dizia: ‘um cara que não morreu de fome até os cinco anos de idade e sobreviveu, não vai correr, não. Eu vou provar a minha inocência'”
Lula ainda ironizou o passado militar de Bolsonaro e afirmou que ele chorou depois da derrota eleitoral. Para o presidente, as investigações da Polícia Federal são provas de que houve tentativa de golpe, e Bolsonaro, agora sob apuração, deve pagar pelo que fez.
“Nem sei como aquele cara chegou a ser tenente do Exército. Se borrou todo. Perdeu as eleições, ficou dentro de casa chorando: ‘Ah, não podemos deixar o Lula tomar posse. Preparou um golpe. Nós ficamos sabendo, a polícia investigou. Eles mesmos se entregaram. Agora ele foi indiciado, o procurador-geral pediu a condenação dele e ele vai, sim senhor, se a Justiça decidir, com base nos autos do processo, ele vai para o xilindró”.
Comentários