Bia Lula, neta do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT), publicou nas redes sociais na terça-feira (22) um vídeo ensaiado com uma imprecisão história. Na gravação, ela afirma que os Estados Unidos exploram o Brasil há 500 anos, mas o país foi criado em 1776 e tem, portanto, 249 anos.
A neta de Lula também diz que enquanto o seu avô defende o Pix, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entrega o sistema “de bandeja para os americanos”.
No vídeo, Bia Lula comentou o tarifaço imposto pelo governo norte-americano a produtos brasileiros e a ofensiva contra o Pix. Segundo ela, “por 500 anos” os brasileiros foram explorados e mantidos de joelhos. “E agora que levantamos a cabeça, eles querem nos quebrar”, disse.
“Gente, o Pix foi criado pelo Banco Central, por técnicos brasileiros. E sabe quem está defendendo o Pix agora? Quem está enfrentando Trump para manter ele gratuito? É o Lula. Porque o Bolsonaro já teria entregado tudo de bandeja para os americanos.
Eles não suportam ver o Brasil livre. Por 500 anos, nos escravizaram, nos exploraram, nos mantiveram de joelhos, e agora que levantamos a cabeça, eles querem nos quebrar”, declarou Bia.
A neta do presidente também fez comparações entre a reação de seu avô e a de Bolsonaro frente às ações do governo norte-americano. “Olha a diferença: quando Trump ataca o Pix, Bolsonaro fica quietinho, mas Lula bate o pé e diz: o Pix é do povo brasileiro. Quem conhece História, sabe: eles nunca quiseram diálogo”, afirmou.
O vídeo publicado por Bia se assemelha às gravações do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que costumam atingir milhões de visualizações: fundo escuro, música dramática e legenda.
Poder360
Comentários