O corpo de fotógrafo brasileiro Edson Vandeira, de 36 anos, que estava desaparecido há mais de 20 dias no Peru, foi encontrado.
Ele desapareceu quando iniciou a escalada do Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros na Cordilheira Blanca, que fica dentro do Parque Nacional Huascarán.
A Associação de Guias de Montanha do Peru (AGMP) confirmou a informação nas redes sociais. O grupo solicitou a ajuda do Ministério da Defesa e da polícia peruana para transportar os corpos. Um helicóptero foi solicitado para levar os socorristas até o local.
Além de Edson, os outros dois montanhistas também foram encontrados sem vida. A instituição agradeceu a preocupação e a solidariedade da população, assim como os esforços de todas as equipes envolvidas na operação.
Relembre o caso
Edson Vandeira, de 36 anos, era montanhista, fotógrafo e guia brasileiro. Ele estava desaparecido desde 29 de maio, quando iniciou a escalada do Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán, no Peru.
Na escalad, Edson foi acompanhado de dois montanhistas peruanos, e deveriam ter retornado no dia 1º de junho.
Os peruanos que o acompanhavam eram: Efraín Pretel Álonzo, da cidade de Huari, e Jesús Huerta Picón, de Caraz. Eles estudaram juntos no Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM), onde faziam curso de aspirante a guia da Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha. O trio pretendia completar uma rota técnica de ascensão.
Segundo relatos de colegas dos montanhistas, eles partiram às 13h do dia 29 de maio e deveriam chegar ao cume da montanha por volta de 1h do dia 1º de junho. Conforme esses montanhistas, durante a noite foram vistas luzes se movimentando na crista da montanha, o que sugere que o trio chegou ao cume, mas pode ter tido algum problema durante a descida. A rota de descida do Artesonraju exige quatro rapeis técnicos.
Vandeira já liderou grupos no Brasil, nos Andes e no Himalaia. Participou de nove expedições à Antártida, trabalhando lá por cerca de três meses a cada ano, como responsável pela segurança dos cientistas em campo e gerenciando a logística do acampamento.
Comentários