Nesta segunda-feira (23), o Irã anunciou que atacou a base aérea de al-Udeid, no Catar, maior instalação militar dos Estados Unidos no Oriente Médio.
A informação foi transmitida pela televisão estatal da República Islâmica ao som de música marcial, com uma legenda na tela descrevendo a ação como “uma resposta poderosa e bem-sucedida das Forças Armadas do Irã à agressão” de Washington.
Parceiro político e militar do governo israelense, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, hesitou entrar no conflito até sábado (21), quando as tropas dos EUA bombardearam instalações nucleares iranianas.
O ataque desta segunda foi uma retaliação. Trump, deve convocar seus conselheiros de segurança nacional dentro de uma hora.
Alvo dos ataques, a Base Aérea de Al Udeid, localizada em Doha, capital do Catar, é a principal base militar dos EUA no Oriente Médio e abriga o centro de comando e controle da CENTCOM para operações aéreas na região.
No Iraque, as defesas aéreas da base norte-americana de Ain al-Asad foram ativadas nesta segunda-feira diante do temor do possível ataque do Irã. Esta informação foi confirmada por fontes de segurança à imprensa local.
No norte do Iraque, a base aérea de Erbil, situada na região semiautônoma do Curdistão, também abriga forças dos EUA e da coalizão internacional. Esta base serve como centro para treinamentos, compartilhamento de inteligência e coordenação logística das operações militares na região.
Assista:
Nesta segunda-feira (23), o Irã anunciou que atacou a base aérea de al-Udeid, no Catar, maior instalação militar dos Estados Unidos no Oriente Médio. Trump, deve convocar seus conselheiros de segurança nacional dentro de uma hora. Saiba mais: https://t.co/r9ImAQWvoZ pic.twitter.com/w99YaqcEqu
— QB News (@qbnewsoficial) June 23, 2025
Comentários