O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do corpo do Papa Francisco após sua morte. As fotos, publicadas pela Mídia do Vaticano, registram momentos do rito de declaração de morte, realizado na residência de Santa Marta, na manhã de segunda-feira (21).
Nas imagens, o corpo do pontífice aparece disposto com dignidade e solenidade em um caixão simples de madeira. O caixão está aberto, conforme previsto pelo protocolo litúrgico. O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja, aparece abençoando o corpo durante o rito. Também está presente o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
O momento, de profundo respeito e tradição, marca oficialmente o início do período de Sé Vacante e antecede o translado do corpo para a Basílica de São Pedro, onde será velado a partir desta quarta-feira (23). O funeral de Francisco está marcado para o próximo sábado (26), às 10h (horário local), na Praça de São Pedro.
Nesta quarta-feira (23), após um momento de oração presidido pelo camerlengo, o cardeal Kevin Joseph Farrell, terá início o traslado do corpo. O caixão será transferido de Santa Marta para a Basílica Vaticana, a partir das 4h no horário de Brasília, para receber as homenagens dos fiéis.
A procissão passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos. Depois, do Arco dos Sinos, sairá na Praça São Pedro e entrará na Basílica Vaticana pela porta central.
Em seguida, no Altar da Confissão, sob o pálio, o cardeal camerlengo presidirá a Liturgia da Palavra, ao final da qual terá início a visita dos fiéis.
Ainda não foi determinado por quanto tempo o corpo de Francisco será exposto ao público, uma vez que o papa fez algumas mudanças nas regras para funerais de pontífices, de acordo com a nova edição do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis.
O corpo foi colocado em um único caixão de madeira com interior de zinco e será exibido diretamente no féretro aberto, e não em um catafalco, como era o costume em funerais de papas. O bastão papal também não será colocado no local durante essa exibição.
Em seu testamento, o papa escreveu: “Solicito que meu túmulo seja preparado no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da mencionada Basílica Papal”.
Francisco teve a morte confirmada pelo Vaticano nesta segunda-feira, aos 88 anos. O papa sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, segundo os registros médicos.
Autoridades confirmam presença em funeral
O funeral deve contar com a presença de diversos chefes de Estado e de governo.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, viajarão a Roma para assistir ao funeral do papa Francisco, informou nesta segunda-feira o próprio chefe do governo americano.
“Melania e eu iremos ao funeral do papa Francisco em Roma, mal podemos esperar para estar lá”, escreveu Trump na Truth Social.
O presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também anunciaram nesta terça-feira que comparecerão ao funeral do papa Francisco.







Vaticano divulga primeiras imagens do Papa Francisco em caixão:https://t.co/0uZ9eUEwPG pic.twitter.com/O1rRipeVXR
— QB News (@qbnewsoficial) April 22, 2025
Comentários