O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “não houve rombo fiscal” em seu governo ao ser questionado sobre as medidas para garantir o equilíbrio das contas públicas. A declaração, dada durante a primeira coletiva de imprensa de 2025 , realizada nesta quinta-feira (30), gerou polêmica entre os brasileiros.
“Não existe rombo fiscal no meu governo, houve, sim, no governo passado. No nosso não houve. Aliás, se não fosse o Rio Grande do Sul, nós teríamos tido superávit pela primeira vez em muitas décadas” , afirmou Lula.
O presidente também reforçou que não pretende adotar medidas de austeridade que penalizem a população mais pobre para atender interesses econômicos.
“Agora, o que eu não posso é levar o povo mais humilde a um sacrifício para contemplar os interesses de menos pessoas. O povo sabe que a estabilidade fiscal é um benefício para ele” , acrescentou.
Lula destacou ainda que a nova política tributária, que entrará em vigor em 2027, aumentará a capacidade de investimento e arrecadação do governo. “Neste governo não há irresponsabilidade fiscal. E a prova disso é meu histórico” , concluiu.
Confira:
Comentários