Um vídeo que circula nas redes sociais tem gerado polêmica e discussões entre os internautas. As imagens mostram uma apresentação durante a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, na qual são exibidos gestos obscenos e falas de teor erótico.
As imagens, de aproximadamente 1 minuto de duração, mostram a performance que ocorre em um dos espaços da feira. A cena, que era parte de uma programação cultural, foi criticada por alguns frequentadores e usuários das redes sociais, que consideraram a apresentação inadequada para o contexto do evento, por envolver crianças e adolescentes entre os espectadores.
Veja:
Diante da repercussão, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), responsável pela organização da feira, e Ursula Vidal, secretária da pasta, emitiram nota oficial.
“A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) lamenta imensamente e pede desculpas pelo ocorrido durante a programação da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, diante do conteúdo inadequado para o evento.
A iniciativa de garantir a diversidade, o acolhimento e as múltiplas expressões culturais de forma democrática e inclusiva não deve comprometer o respeito aos visitantes”, diz o comunicado.
Já em sua conta, Ursula Vidal publicou:
“Esse é um pedido de desculpas.
Nosso compromisso com a diversidade, a democracia, a inclusão e a pluralidade de expressões culturais jamais será um salvo-conduto para submeter o público de nossa Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes a um conteúdo inadequado.
Como Secretária de Cultura do Pará, lamento imensamente que um breve momento de nossa extensa programação tenha causado transtornos aos visitantes.
O ocorrido já foi apurado e o responsável já foi afastado. Temos compromisso com os direitos, a equidade, a diversidade, mas também com o respeito a todas e todos na execução das políticas públicas de cultura”.
Comentários