O atleta paralímpico Alan Fonteles foi convocado para representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris. O marabaense defende atualmente a Associação Desportiva para Deficientes, em São Paulo. Alan é um dos principais nomes do atletismo paralímpico nacional, com um histórico impressionante que inclui duas medalhas de ouro e três de prata em Jogos Paralímpicos.
O paraense ganhou notoriedade mundial durante os Jogos de Londres 2012, onde surpreendeu ao vencer o então melhor do mundo, Oscar Pistorius, na prova dos 200m rasos, deixando todos no Estádio Olímpico impressionados. O marabaense se firmou como o principal velocista paralímpico e, 12 anos depois, retorna para defender o Brasil nos Jogos de Paris, competindo na categoria T62.
Alan Fonteles enfrentou a amputação das duas pernas aos 21 dias de vida devido a uma sepse causada por uma infecção intestinal. Ele começou a praticar atletismo aos 8 anos, utilizando próteses de madeira. Aos 15 anos, recebeu seu primeiro par de próteses de fibra de carbono, que o prepararam para estrear nos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008.
Comentários