O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou nesta terça-feira (9) a necessidade do retorno da Venezuela ao Mercosul. O país foi suspenso do bloco em 2016 devido ao não cumprimento de princípios democráticos pelo governo de Nicolás Maduro. A declaração de Lula foi feita em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, durante um pronunciamento oficial ao lado do presidente boliviano, Luis Arce.
“Esperamos poder receber logo e muito rapidamente de volta a Venezuela. A normalização da vida política da Venezuela significa estabilidade para toda a América do Sul. Por isso, fazemos votos para que as eleições ocorram de forma tranquila e o resultado seja reconhecida por todos”, afirmou Lula.
As próximas eleições na Venezuela estão programadas para o dia 28 de julho. Em março, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil criticou a proibição da candidatura da principal opositora de Maduro, ao que o governo venezuelano reagiu qualificando a posição brasileira como “intrometida”.
No seu discurso, Lula enfatizou a importância das parcerias entre Brasil e Bolívia e defendeu a entrada da Bolívia no Brics, grupo que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No ano passado, Argentina, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes e Irã foram aceitos no Brics e passaram a integrar o bloco este ano.
“Arce demonstrou o interesse boliviano de ingressar no Brics. A questão da ampliação do grupo continuará a ser discutida em outubro na Rússia [na próxima cúpula do grupo]. O Brasil vê como muito positiva a inclusão da Bolívia e de outros países da nossa região”, acrescentou Lula.
O presidente também destacou os esforços pela “integração definitiva” da América Latina, afirmando que o mundo precisa dos recursos naturais do continente. “Acreditamos que a integração não é apenas uma retórica eleitoral. É uma questão de sobrevivência para os países da América do Sul, incluindo Brasil e Bolívia. É hora de dar uma chance para que esses países deixem de ser vistos como em desenvolvimento e ofereçam algo único ao mundo”, concluiu.
Comentários