O Itamaraty condenou, neste domingo (2/6), o bombardeio realizado por Israel em Saddikine, no Sul do Líbano, que resultou em três brasileiros feridos. Entre os feridos estão Fatima Boustani, de 30 anos, em estado gravíssimo, sua filha de 10 anos e seu filho de 9 anos. Em comunicado oficial, o Ministério das Relações Exteriores expressou indignação.
“O Governo brasileiro manifesta sua indignação e condena o bombardeio de ontem, dia 1°, em Saddikine, no Sul do Líbano, que causou ferimentos a três cidadãos brasileiros. Todos estão recebendo tratamento no Hospital Libanês Italiano, em Tiro. O incidente ocorreu no contexto dos ataques das forças armadas israelenses no Sul do Líbano e do Hezbollah no Norte de Israel. A Embaixada do Brasil em Beirute está em contato com os familiares e a equipe médica, prestando o apoio consular necessário”, informou.
O Itamaraty destacou ainda que “desde o início do conflito entre Israel e Palestina, a Embaixada em Beirute tem monitorado e mantido contato regular com os brasileiros residentes no Sul do Líbano” e pediu “máxima contenção” às partes envolvidas.
“O Brasil apela às partes envolvidas nas hostilidades para que exerçam máxima contenção e respeitem os direitos humanos e o direito humanitário, a fim de prevenir a escalada do conflito em Gaza e evitar novas vítimas civis inocentes.”
O Itamaraty recomendou que brasileiros evitem viajar para o Líbano e sugeriu que aqueles cuja permanência no país não seja essencial, considerem deixar o território libanês.
Comentários