O produtor de conteúdo e presidente do Partido Liberal (PL) no município de Cametá/PA, Leudercio do Socorro Arnoud Monteiro, conhecido como “Leosam”, foi preso nesta última sexta-feira (18), por determinação judicial, após diversas críticas e denúncias contra o atual prefeito da cidade, Victor Cassiano (MDB).
De acordo com informações preliminares, “Leosam Arnaud” foi preso com base nos delitos tipificados nos artigos 138, 139, 140 e 141, inciso II, 82°, que tratam de difamação, calúnia e injúria, o que raramente culminava em prisão no Brasil, até bem pouco tempo atrás.
O ativista político foi preso em sua residência no bairro da Matinha, em Cametá, e encaminhado ao presídio da cidade.
Na última segunda-feira (20), uma manifestação ocorreu no centro da cidade com dezenas de manifestantes pedindo a soltura do comunicador, alegando se tratar de uma prisão política.
O juiz de primeira instância do município de Cameta, Márcio Rebello, é casado com a deputada estadual Paula Titan, do mesmo partido do prefeito (MDB).
Em 2021, Rebello já havia ordenado a entrega, na Delegacia da Polícia Civil local, o computador, notebook e celular do blogueiro Leosam Arnoud e o proibiu de usar as redes sociais e aplicativos de mensagens para criticar o prefeito do município como medida cautelar, atendendo uma queixa-crime ajuizada pelo próprio chefe do executivo municipal.
Comentários