Após Giuliano Manfredini, filho do cantor Renato Russo, entrar com uma ação extrajudicial solicitando a remoção de vídeos publicados no Tiktok por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que tenham como trilha sonora a música ‘Que País É Este’, internautas resgataram o trecho de uma entrevista concedida em 1986 por Renato Russo em que ele afirmou ser um “capitalista nato”.
A declaração de Renato foi dada ao programa “Clip Clip”, após a entrevistadora perguntar como ele vê os “valores de tradição, família e propriedade”. Na filmagem, o falecido líder da Legião Urbana diz que “tradição seria algo bom se o Brasil tivesse” e que quer aumentar suas propriedades por ser um “capitalista nato”.
Em entrevistas, Renato sempre deixou claro que tinha uma visão capitalista a respeito inclusive de seu trabalho como músico. Em maio de 1994, à MTV Brasil, ele declarou: “Não faço as coisas por dinheiro, mas o dinheiro é a motivação principal. Não vou ficar em casa passando fome com meu violão se as pessoas não forem ouvir o que eu tô fazendo. Todo artista gosta”.
Em outra recorte de uma entrevista concedida por Renato, ele faz críticas ao governo brasileiro. “Você não sabe a quantidade de dinheiro que se rouba nesse país”, disse ele.
Apesar das declarações que pendem à direita, o falecido artista também já se mostrou contrário ao regime militar, além também, de ter levantado bandeiras de apoio à comunidade GLBT+ e às mulheres, chegando a trabalhar, inclusive, para ajudar ONGs que atuavam em prol dessas causas.
Foi Renato Russo um direitista não conservador?
Comentários