O Pará deve realizar em 2024 uma “pré-COP” voltada à juventude e aos movimentos sociais. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho, nesta quarta-feira (06), durante reunião com representantes da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (COJOVEM), na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Segundo o governador, a ideia é que jovens lideranças possam debater os temas relacionados ao meio ambiente um ano antes da COP 30, que será sediada em Belém do Pará, e assim chegar à programação de 2025, com proposições elaboradas.
A proposta será submetida à aprovação da ONU, que organiza a COP 30, evento que será realizado em Belém em 2025.
Helder Barbalho declarou que se compromete com a realização da pré-COP. “Me comprometo de voltarmos a Belém e criarmos uma cultura de mais convivência nesse processo de preparação para a COP 30. E não será só da juventude, mas dos povos indígenas, dos movimentos sociais. Acho que é muito importante que vocês participem, até porque isso é um processo cada vez mais de participação social e de contribuição”, reforçou.
O governador inclusive relatou que na conversa com o sultão Al Jaber, presidente da COP 28, ocorrida na terça-feira (5), notou o interesse dele em abranger esses públicos nas discussões.
“Já fizemos nos Diálogos Amazônicos, em outubro, que foi uma boa experiência, mas podemos fazer outra coisa mais direcionada, não só de juventude, mas também com movimentos sociais. Tudo para que a COP 30 tenha ainda mais participação das pessoas e em um nível nunca antes visto”, finalizou Helder Barbalho.
Comentários