Juan Pablo Guanipa, uma figura-chave da oposição venezuelana, foi preso por homens fortemente arm4dos na noite de domingo (8), disseram seus apoiadores, poucas horas depois de ter sido libertado de uma prisão onde estava detido como prisioneiro político.
A família e os aliados políticos de Guanipa disseram que ele havia sido “sequ3strad0” por um grupo de homens e acusaram o regime de Caracas de ser o responsável.
O Ministério Público do país confirmou posteriormente que solicitou que Guanipa fosse colocado em prisão domiciliar, alegando violação das condições de sua liberdade condicional, sem fornecer detalhes.
Líder do partido conservador Primero Justicia, Guanipa estava entre os vários presos políticos de alto escalão libertados no domingo, no mais recente esforço de Caracas para atender às exigências dos EUA após a captura do ditador Nicolás Maduro por Washington.
Mas Guanipa, de 61 anos, foi levado por um grupo de homens no bairro de Los Chorros, em Caracas, disse a líder da oposição venezuelana e ganhadora do Nobel da Paz, María Corina Machado, que não está no país.
“Homens fortemente armados, vestidos à paisana, chegaram em quatro veículos e o levaram à força”, disse ela no X.
Veja:
A família e os aliados políticos de Guanipa disseram que ele havia sido "sequ3strad0" por um grupo de homens e acusaram o regime de Caracas de ser o responsável.https://t.co/KbMjPjrQTA pic.twitter.com/le8XYjLAls
— QB News (@qbnewsoficial) February 9, 2026
Vídeo: imagens da primeira prisão de Guanipo, em 2025.










Comentários