Um episódio de violência dentro da Green Zone da COP30, em Belém do Pará, gerou grande repercussão nesta quarta-feira (12). Um vídeo divulgado por portais locais mostra o momento em que seguranças da ONU imobilizam um homem com um golpe conhecido como “mata-leão”, enquanto ele grita afirmando não ter feito nada de errado.
Nas imagens, é possível ver três agentes de segurança tentando conter o homem, enquanto pessoas ao redor protestam contra o uso excessivo da força. Testemunhas relataram que o rapaz foi levado para uma área restrita e que agentes femininas se recusaram a informar o motivo da abordagem.
Por outro lado, a equipe de segurança da ONU afirmou que o homem teria agredido um funcionário do evento, o que teria motivado a intervenção. A agente que aparece aplicando o golpe nas imagens chega a dizer que o rapaz “bateu em um segurança”, tentando justificar a ação.
O caso aconteceu em um dos espaços mais vigiados do evento e levantou questionamentos sobre os protocolos de segurança adotados pela ONU durante a conferência climática.








Comentários