O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), pediu ao STF a abertura de inquérito contra o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), alegando supostos crimes contra o Estado Democrático de Direito. A acusação parte do fato de Castro ter buscado apoio externo para endurecer o combate ao crime organizado no Rio, ao solicitar que os Estados Unidos classifiquem o Comando Vermelho e outras facções como organizações narcoterroristas.
Segundo reportagem de O Globo, o governo fluminense teria enviado à embaixada americana um relatório sugerindo sanções econômicas contra aliados de facções no exterior. Para Lindbergh, essa iniciativa poderia permitir ações de inteligência e até bloqueio de ativos por parte dos EUA sem autorização da União, algo que o petista trata como violação da soberania nacional. O deputado ainda diz que Castro não teria competência para dialogar com governos estrangeiros.
O líder do PT também cita que o governador buscou apoio do governo Donald Trump para a mesma pauta, o que, segundo ele, caracterizaria ingerência externa. O pedido ainda menciona possível espionagem e transferência de informações sensíveis para agentes estrangeiros.
Enquanto isso, Castro está em Brasília nesta terça (4) participando de reuniões sobre segurança pública, após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, que se tornou a mais letal da história do estado, com 121 mortos.










Comentários