Na tarde desta sexta-feira (30), a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, anunciou, por meio das redes sociais, a anulação do concurso público da Guarda Civil Municipal após a constatação de indícios de fraude nas investigações conduzidas pelo Ministério Público do Pará (MPPA) e pela Polícia Civil do Pará.
De acordo com a gestora, a decisão foi tomada para garantir a lisura do processo e preservar a credibilidade do certame. “Informo a todos que o concurso da Guarda Civil Municipal será cancelado, após a investigação conduzida pela Polícia Civil e pelo Ministério Público apontar indícios de tentativa de fraude. A nossa gestão apoia integralmente o trabalho das autoridades e reafirma o compromisso com um processo justo, ético e transparente”, declarou.
Ainda segundo a prefeita, um novo concurso será realizado e, nos próximos dias, a administração municipal divulgará informações sobre a nova data e os direitos dos candidatos que já haviam se inscrito.
O concurso da Guarda Civil de Marituba vinha sendo acompanhado de perto por centenas de candidatos que denunciaram fortes indícios de fraudes e cobravam constantemente investigações.
Segundo informações divulgadas em redes sociais, o concurso apresentou irregularidades na aprovação de pelo menos 13 candidatos, entre eles quatro irmãos de sobrenome Martins e Marques. Os 13 obtiveram a mesma pontuação e acertos, em sequência, na prova objetiva de Conhecimentos.
Os candidatos suspeitos de fraude tiveram os mesmos 45 acertos e cinco erros na prova de 50 questões: 4 acertos em Língua Portuguesa; 5 em Raciocínio Lógico; 5 em Informática; 15 em Legislação e 16 em Conhecimentos Específicos. O que mais chama atenção é que somente esses 13 concorrentes obtiveram essa combinação específica de acertos e erros.
Também havia indícios de que guardas municipais temporários, que já atuam em Marituba, estariam entre as primeiras 84 colocações, incluindo o subcomandante da corporação e a mulher dele. Ainda segundo as denúncias, as 60 vagas previstas no edital já estariam previamente direcionadas a pessoas ligadas à corporação.
 
			







Comentários