Levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (29) mostra que 45,8% dos brasileiros dizem que à situação da segurança pública no Brasil “piorou” durante o 3º governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Só 17,2% avaliam que a situação “melhorou” desde a posse do petista. Os que declaram não ter percebido diferenças somam 33,9%. Outros 3,1% não souberam responder.
O estudo entrevistou 2.020 eleitores de 21 a 24 de outubro de 2025. Portanto, antes da operação policial realizada no Rio na terça-feira (28), que matou 64 pessoas e é considerada a mais letal da história do Estado.
A Paraná Pesquisas fez a seguinte pergunta: “Com o presidente Lula no governo, a situação da segurança pública no Brasil melhorou, piorou ou permaneceu igual?”.
Foram entrevistados 2.020 eleitores em 26 Estados e no Distrito Federal de 21 a 24 de outubro de 2025. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
SITUAÇÃO DOS MAIS POBRES
Na avaliação quanto à situação dos mais pobres no país, para 38,1% dos brasileiros a situação “melhorou” no governo do atual presidente. Já para 31,3%, “piorou”. Somam 27,3% os que dizem que “permaneceu igual” e 3,3% os que não souberam responder.
A Paraná Pesquisas fez o seguinte questionamento aos entrevistados: “Com o presidente Lula no governo, a situação dos mais pobres no Brasil, ou seja, aqueles em situação mais vulnerável, melhorou, piorou ou permaneceu igual?”.
EDUCAÇÃO PÚBLICA
O estudo perguntou aos entrevistados as suas percepções sobre a educação pública sob o comando de Lula. São 34,3% os que afirmam que o ensino no país “piorou”, enquanto 29,1% consideram que o setor “melhorou”. A taxa dos que dizem que “permanece igual” é de 32,5% e 4,1% não souberam responder.










Comentários