Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (24), ao encerrar sua visita oficial à Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a provocar polêmica ao comentar temas relacionados à política internacional e ao combate às drogas.
Em tom crítico, Lula afirmou que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, representa “um retrocesso político global” e destacou que o Brasil “não deve se alinhar a discursos de ódio e intolerância que se espalham pelo mundo”.

O presidente também chamou atenção ao comentar o tema do narcotráfico. Segundo Lula, a sociedade precisa “rever a forma como trata o problema das drogas”, argumentando que os traficantes seriam, em muitos casos, “vítimas dos usuários”.
“O traficante é vítima do consumo. Se não houvesse consumo, não haveria tráfico. O usuário é quem alimenta esse sistema”, declarou o presidente, ao ser questionado sobre o aumento da criminalidade associada ao tráfico na América Latina.

As declarações geraram reações imediatas entre jornalistas presentes e nas redes sociais, onde o tema rapidamente entrou para os assuntos mais comentados.
Na coletiva, Lula também fez um balanço de sua passagem pela Indonésia, destacando acordos bilaterais nas áreas de energia renovável, agricultura sustentável e cooperação ambiental. O presidente classificou a visita como “exitosa” e afirmou que o Brasil “retoma seu papel protagonista na pauta climática e na defesa da Amazônia”
Confira:
O traficante é vítima”: Lula inverte lógica do crime e gera controvérsia mundial. https://t.co/FfiTvkIDKz pic.twitter.com/yy0EYqYLlx
— QB News (@qbnewsoficial) October 24, 2025








Comentários