Na tarde desta sexta-feira, 24, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se retratou nas redes sociais depois de uma declaração a respeito do narcotráfico de drogas. A fala ocorreu durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, capital da Indonésia.
Lula publicou na plataforma X que “foi uma frase mal colocada”. Além disso, afirmou que o governo petista tem atuado para combater o crime organizado.
Ele mencionou também que o governo encaminhou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança. Além disso, citou que em sua gestão foram batidos “recordes na apreensão de drogas no país.”
Entenda o caso da declaração de Lula
Na manhã desta sexta-feira, 24, Lula fez um pronunciamento saindo em defesa de traficantes de drogas. Em entrevista coletiva à imprensa da Indonésia, o presidente disse que “traficantes são vítimas de usuários”.
A fala surgiu logo depois que jornalistas perguntaram a Lula sobre as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defendeu ações militares contra grupos de narcotráfico fora do território norte-americano.
A declaração gerou polêmica. Para o líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS), o presidente da República usou uma viagem no exterior para sair em defesa de criminosos, enquanto não leva em consideração o que ocorre com as vítimas do tráfico de drogas.
“Defender traficante é o fim de tudo”, , enfatizou Zucco. “Enquanto o país enfrenta uma escalada de violência, e enquanto milhares de famílias choram filhos, netos e irmãos destruídos pelo vício, o presidente prefere tratar criminosos como vítimas.”









Comentários