Agentes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) realizaram, na tarde desta quinta-feira (16), uma operação de fiscalização contra vendedores ambulantes na Avenida Nazaré, em frente à praça do Santuário de Nazaré.
A ação resultou em cenas de revolta e comoção entre trabalhadores informais e frequentadores do local.
Imagens mostram o momento em que diversos agentes, que chegaram em uma van da Prefeitura de Belém, apreendem produtos que eram comercializados pelos camelôs.
Durante a abordagem, servidores da Segbel não apenas recolheram as mercadorias, mas também danificaram materiais de trabalho, como sombrinhas usadas para proteção solar e araras com rodinhas onde os vendedores penduravam suas mercadorias.
Em um dos vídeos, um vendedor aparece chorando ao ver seus produtos sendo levados e suas ferramentas destruídas. “Isso aí é o ganha-pão nosso. Olha aí, estão quebrando de propósito. O cara chora é de raiva”, lamenta o trabalhador, visivelmente abalado.
Populares que estavam na praça registraram o momento e criticaram a ação, demonstrando apoio aos ambulantes. Há relatos de que agentes de segurança também teriam utilizado spray de pimenta durante a operação, o que aumentou a tensão no local. Guardas Municipais acompanharam toda a movimentação, armados, para conter possíveis tumultos.
Até o momento, a Prefeitura de Belém não se pronunciou sobre o caso.
Comentários