A sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi marcada por um intenso bate-boca nesta quinta-feira (16/10). O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), se desentendeu com o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), após ser interrompido durante sua fala.
Visivelmente irritado, Sóstenes rebateu: “Eu pedi um minuto, incomoda Vossa Excelência eu falar um minuto? A ordem é essa. Vocês são uns hipócritas […] Quem quer investigar, investiga todo mundo. Eu votei ontem, voto hoje, porque quero investigar quem roubou aposentado. Petista e governo, vocês são um bando de hipócritas”.
Diante do tumulto, o presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos-MG), tentou retomar a votação, mas a confusão continuou. Sóstenes ainda gritou “ladrão de aposentado” antes de a sessão seguir com os trabalhos.
O debate girava em torno da convocação de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). O requerimento, no entanto, acabou sendo rejeitado.
Comentários